V INTER SESI, UM SUCESSO


Recordes são batidos na 5ª edição do Inter SESI em Ribeirão Preto!

Aconteceu na piscina do CLE Ribeirão Preto a maior e melhor edição de um Inter SESI na modalidade Pólo Aquático. Tudo estava perfeito, céu de Brigadeiro, água límpida, receptividade amável por parte de todos os membros do CLE comandados pelo Patrimônio do SESI, Professor Carlos Antonio Ferreira, carinhosamente chamado de SULA, 41 anos dedicados com extrema competência e empenho.

Diversos recordes foram batidos: maior número de atletas em um evento de Pólo Aquático no Brasil, maior número de equipes em um mesmo evento, maior quantidade de horas jogadas ininterruptamente, 13 horas no sábado (fase de classificação) e de lambuja, mais cinco horas no domingo (finais).

As 20 equipes (10 na categoria Sub 17 e 10 na categoria Sub 13) foram chegando na sexta feira, aos poucos, oriundos das outras Cidades e Unidades do SESI, acompanhadas pelos respectivos técnicos, estagiários e estagiárias.

Todas as funcionárias do refeitório esperaram com um sorriso no rosto o atraso de algumas Unidades por problemas com a companhia de transportes. ¨
Chegaram famintos e tínhamos que atendê-los de qualquer forma¨, comentou uma das cozinheiras.

As salas de aula já estavam prontas para receber os 240 atletas (119 Sub 13 e 121 Sub 17) e aproximadamente 35 técnicos e estagiários, porém se transformaram em quartos para cada delegação poder descansar para a grande maratona de Pólo Aquático do SESI.

No sábado (dia 10 de abril) foram 40 jogos nas duas categorias, todas as equipes se escalonaram para as refeições em meio aos jogos. Ao final do dia, por incrível que pareça, todos os atletas adolescentes, se renderam a uma noite de sono bem dormida, pois os jogos finais estavam por vir.

Dos 11 CLEs onde esta começando o maior período de massificação esportiva dessa modalidade olímpica coletiva, a mais antiga na história dos Jogos Olímpicos de Verão, conseguimos a representatividade de 10 Unidades com duas equipes cada. Apenas o CLE de Jundiaí não trouxe nenhuma equipe devido ao início das atividades apenas em meados de março p.p., porém o Técnico da Unidade contribuiu juntamente com três Árbitros (João Rene Cardenuto, Marcelo Mormili e Marcos Paulo) da Federação Aquática Paulista para o bom andamento de todas as partidas.

Se o SESI já fez história no último Festival Brasileiro Infantil da modalidade, hoje podemos dizer que o Inter SESI é o maior evento já realizado no País.

Seguramente esse é um alinhamento com os anseios do nosso Dirigente máximo da Entidade, Dr. Paulo Skaf e toda a sua respectiva Diretoria.

Na história dos Inter SESI, conseguimos alcançar a quantidade de equipes que se somarmos o número de equipes das quatro edições anteriores, juntas elas igualarão o número de equipes envolvidas nessa edição. Isso se deve a filosofia de trabalho preconizada pelo Diretor Alexandre Pflug.

Não devemos entender que buscamos apenas grandes números, técnicos que participaram das edições anteriores, disseram ¨o nível técnico subiu em relação aos Inter SESI passados¨.

Por um lado, podemos entender que estamos caminhando para um norte interessante, porém devemos apontar outros caminhos que acreditamos serem caminhos mais sustentáveis e dinâmicos, exigências fundamentais para o esporte de rendimento.

Professores Sula, Ivair, Jander, André Nascimento, Guardas Vidas, Estagiários, Apoio de manutenção, Seguranças, Cozinheiras, Secretárias, todos souberam receber e organizar a Casa para um evento dessa grandeza. Seguramente foram juntamente com os atletas os destaques do 5º Inter SESI de Pólo Aquático.

O Técnico de Rendimento da Leopoldina Paulo Rosé também esteve presente fazendo suas respectivas anotações, já pensando na composição das equipes de base. Por estar se re-estabelecendo de uma cirurgia delicada, o Técnico Principal da Equipe de Rendimento, Paulo Coutinho (Gu) não pode estar presente, mas via telefone, participou ativamente do evento. Em tempo dando suporte na organização dos jogos, também participou o estagiário Edmilson Leão (Leopoldina).

Já pudemos observar o potencial de alguns CLEs, como por exemplo, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Franca, além dos já tradicionais, Vila Leopoldina, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Todos os atletas foram premiados com medalhas de participação e as equipes primeira, segunda e terceira colocada em cada categoria receberam os Troféus referentes às suas conquistas.

Podemos citar que 10% dos atletas eram do feminino, o que nos indica uma tendência importante para a modalidade, sendo que algumas Unidades não trouxeram meninas, porque não sabiam que o evento era para ambos os sexos.

Fomos abençoados com um Inter SESI sem nenhuma intercorrência, quer seja por enfermidade, quer seja por indisciplina. Tudo correu dentro da normalidade.

Após um acontecimento desse quilate, temos o dever de tentarmos melhorar alguns detalhes para os próximos Inter SESI, visando sempre a eficiência na qualidade.

Creio termos feito um evento digno do SESI e acredito que o investimento valeu cada centavo gasto.

Em Ribeirão, o Outono teve temperatura de Verão com atitudes vindas do coração!!!

Sem a menor possibilidade de errar, o 5º Inter SESI de Ribeirão Preto já deixou uma marca, independentemente da função que exerceu, pois o exemplo de civismo e cidadania foi uma marca que será levada por cada um.

Já devemos nos preparar para a Sexta Edição, dias 12 e 13 de Junho p.f., em Mogi das Cruzes.

Agradeço o empenho do CLE de Ribeirão Preto, da DEL e da nova filosofia implantada pelo Presidente Dr. Paulo Skaf e o Superintendente o Professor Walter Viscioni em tornar tudo isso possível com o conseqüente desenvolvimento do Cidadão e da Modalidade Olímpica Pólo Aquático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário